Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Detidas 23 pessoas em França e nos Países Baixos por tráfico de migrantes

Um grupo de 23 pessoas foi detido em França e nos Países Baixos por suspeita de "tráfico de migrantes em grande escala" para o Reino Unido, divulgou hoje a Unidade Europeia de Cooperação Judiciária (Eurojust).

Detidas 23 pessoas em França e nos Países Baixos por tráfico de migrantes
Notícias ao Minuto

17:12 - 22/01/20 por Lusa

Mundo Migrações

"Numa ação conjunta das autoridades francesas e holandesas, coordenada pela Eurojust, 23 pessoas foram detidas por suspeita de tráfico de migrantes em grande escala", anunciou a entidade em comunicado.

Os detidos são suspeitos de terem transportado de forma ilegal cerca de 10 mil migrantes curdos para o território britânico.

O 'modus operandi' adotado pela rede de tráfico consistia no transporte dos migrantes através de camiões frigorífico e de pequenos botes pneumáticos.

Antes de iniciar a viagem até ao Reino Unido, os migrantes eram recolhidos em áreas de descanso de parques de estacionamento localizados em Le Mans e Poitiers, na região oeste de França.

De acordo com a Eurojust, 19 pessoas foram detidas em França e as restantes quatro nos Países Baixos, nos arredores de Haia.

No âmbito da operação policial conjunta, as forças de segurança realizaram buscas em cinco locais conotados com a rede criminosa, que cobrava, por travessia, até sete mil euros.

A Eurojust estima que a rede criminosa terá lucrado cerca de 70 milhões de euros.

As autoridades francesas começaram a investigar esta rede de tráfico em agosto de 2018.

No decorrer da investigação, as equipas francesas detetaram vários veículos com matrículas holandesas, o que levou à abertura de um inquérito nos Países Baixos e, posteriormente, à coordenação da Eurojust.

As autoridades francesas indicaram hoje igualmente ter intercetado 24 migrantes que tentavam atravessar o Canal da Mancha durante duas operações de resgate no mar, na costa francesa.

Desde o final de 2018, as tentativas de travessias ilegais do Canal da Mancha têm vindo a aumentar, apesar dos perigos associados à viagem, às fortes correntes verificadas na zona e as baixas temperaturas da água.

No ano passado, a tendência intensificou-se e foram intercetados no Canal da Mancha 2.758 migrantes, quatro vezes mais do que em 2018, segundo as autoridades marítimas francesas e britânicas.

Quatro migrantes foram encontrados mortos no mar ou em praias francesas.

Desde o início deste ano, pelo menos 77 migrantes tentaram chegar ao território britânico, via Canal da Mancha, com recurso a embarcações precárias, tendo sido intercetados pelas autoridades francesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório