Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

México: Possível caso de coronavírus num professor de origem chinesa

As autoridades de saúde mexicanas confirmaram que o homem se encontra sob observação. O professor universitário, de origem chinesa, esteve em Wuhan no Natal.

México: Possível caso de coronavírus num professor de origem chinesa
Notícias ao Minuto

17:33 - 22/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

O presidente do México, López Obrador, confirmou esta quarta-feira que está sob observação no estado de Tamaulipas um possível caso da pneumonia viral que teve origem em Wuhan, no centro da China.

As primeiras informações veiculadas pela imprensa mexicana davam conta de dois casos, mas o chefe de Estado descartou um deles. "Um deles foi descartado e o outro está sob observação", explicou, citado pelo El País.

As autoridades de saúde locais confirmaram que o possível infetado é um professor universitário de origem chinesa que reside na cidade de Reynosa, na fronteira com os Estados Unidos.

Gloria Molina, da secretaria da Saúde, adiantou que o homem tem 57 anos de idade e que viajou para a China no passado dia 25 de dezembro, tendo regressado ao México a 10 de janeiro.

As autoridades revelaram ainda o trajeto do homem: saiu de Reynosa, viajou até à Cidade do México e, depois de uma escala em Tijuana, aterrou em Pequim. No mesmo dia, deslocou-se para a cidade de Wuhan, o epicentro do vírus que já causou a morte a 17 pessoas.

Fora da China, foram confirmados casos do novo coronavírus na Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e hoje em Macau.

Os casos alimentam receios sobre uma potencial epidemia, semelhante à da pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório