Meteorologia

  • 17 FEVEREIRO 2020
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Estados Unidos anunciam negociações para tréguas com OMC

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que Washington está a negociar com a Organização Mundial do Comércio (OMC) para resolver uma longa disputa em que os Estados Unidos se queixam de tratamento injusto.

Estados Unidos anunciam negociações para tréguas com OMC

"Eu tenho uma discordância com eles (a OMC) há algum tempo, porque o nosso país não é tratado com justiça. (...) Estamos a discutir uma estrutura totalmente nova para chegarmos a acordo", disse Trump, à margem do Fórum Económico Mundial, em Davos, referindo-se ao conflito em que os EUA deixaram de reconhecer autoridade à organização internacional para resolver disputas comerciais.

Ao seu lado, o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, concordou que a sua organização não está a "funcionar adequadamente em muitas áreas" e confirmou que está a trabalhar com o Governo norte-americano para resolver algumas discordâncias.

Trump anunciou mesmo que Roberto Azevedo deverá visitar Washington em breve, para consolidar o acerto de posições entre as partes, depois de, por vários anos, os EUA acusarem a OMC de falta de equidade no tratamento de casos envolvendo interesses norte-americanos.

"Temos de fazer alguma coisa", concluiu o Presidente norte-americano.

Em 2018, Trump ameaçou mesmo retirar os EUA da OMC, depois de ter bloqueado a nomeação de dois juízes para o organismo de disputa de conflitos, baseado em Genebra, na Suíça, levando a uma paralisia da capacidade da organização para resolver disputas comerciais internacionais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório