Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Di Maio vai abandonar a liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema) e atual ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Luigi di Maio, vai anunciar hoje a sua demissão da liderança do partido, noticiou a imprensa italiana citando fontes partidárias.

Di Maio vai abandonar a liderança do Movimento 5 Estrelas
Notícias ao Minuto

14:23 - 22/01/20 por Lusa

Mundo Itália

O nome do senador Vito Crimi, vice-ministro do Interior, é apontado como o mais provável sucessor de Di Maio na liderança, até à próxima assembleia-geral do M5S, prevista para março.

Di Maio comunicou a decisão numa reunião, hoje de manhã, com os ministros e vice-ministros do M5S.

O dirigente não fez comentários à entrada nem à saída da reunião, mas escreveu no Facebook que às 17:00 (16:00 TMG e Lisboa) terá "coisas importantes para dizer" aos italianos.

Luigi di Maio, 33 anos, foi eleito líder do Movimento 5 Estrelas em setembro de 2017 com 82% dos votos dos militantes.

O M5S atravessa atualmente uma crise interna, que levou à saída e/ou expulsão do partido de 31 deputados desde o início da legislatura, em março de 2018.

O partido tem registado também uma significativa queda nas sondagens, contando atualmente com cerca de 15% de intenções de voto, contra 33% de votos obtidos nas últimas legislativas (2018).

Fundado em 2009 pelo humorista Beppe Grillo, o M5S perdeu muita popularidade na sequência do acordo de governo que fez com a Liga (extrema-direita) de Matteo Salvini, que levou ao afastamento da ala mais à esquerda do partido.

Nos últimos meses, e depois da aliança governamental com os socialistas do Partido Democrático (PD), foi a ala mais à direita do partido que se afastou.

No próximo domingo realiza-se uma eleição regional considerada decisiva, na Emília-Romanha (norte), tradicionalmente governada pela esquerda, mas onde as sondagens preveem uma vitória da extrema-direita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório