Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Líbia. Novos disparos contra aeroporto de Tripoli. Há voos suspensos

Os voos foram suspensos hoje em Mitiga após tiros de 'rockets' num novo ataque contra o único aeroporto em funcionamento na capital da Líbia, Tripoli, segundo o porta-voz das forças do governo de acordo nacional (GAN).

Líbia. Novos disparos contra aeroporto de Tripoli. Há voos suspensos
Notícias ao Minuto

13:46 - 22/01/20 por Lusa

Mundo Líbia

O aeroporto internacional de Mitiga foi alvo de "seis 'rockets' Grad", um ato que constitui "uma ameaça flagrante" para a segurança do tráfego aéreo e uma "nova violação do cessar-fogo", instaurado desde 12 de janeiro entre os beligerantes líbios, declarou Mohamad Gnounou.

Gnounou acusou "as milícias do criminoso de guerra (Khalifa) Haftar" dos disparos.

A direção do aeroporto de Mitiga anunciou a "suspensão dos voos até nova ordem" devido a "tiros indiscriminados" e um avião da companhia Libyan Airlines, vindo de Tunes, foi desviado para Misrata, cidade a 200 quilómetros a leste de Tripoli.

Desde o início, a 4 de abril, de uma ofensiva do Exército Nacional Líbio, dirigido pelo marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste da Líbia, pelo controlo de Tripoli, o aeroporto já foi várias vezes alvo de ataques aéreos e de disparos de 'rockets' atribuídos aos pró-Haftar.

Estes acusam o GAN de utilizar o aeroporto para fins militares, o que o governo sediado em Tripoli e reconhecido pela ONU desmente.

O tráfego aéreo em Mitiga foi retomado em meados de dezembro após três meses de suspensão.

Mitiga era uma base militar antes do aeroporto ter sido aberto ao tráfego civil para substituir o aeroporto internacional de Tripoli, gravemente danificado na violência ocorrida em 2014.

Desde 2015 que as duas autoridades rivais disputam o poder na Líbia, país que mergulhou no caos após a queda do regime de Muammar Khadafi, em 2011, numa revolta popular.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório