Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Já percebeu o que é o Coronavírus? Alguns conselhos para se proteger

O novo tipo de pneumonia já causou nove mortos na China e o número de infetados é superior a 400. Nos Estados Unidos foi agora descoberto o primeiro caso.

Já percebeu o que é o Coronavírus? Alguns conselhos para se proteger
Notícias ao Minuto

08:18 - 22/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Saúde

O novo tipo de coronavírus, uma espécie de vírus que causa infeções respiratórias em seres humanos e animais, foi detetado inicialmente no mês passado, em Wuhan, cidade do centro da China. Desde então já foram registados nove mortos e mais de 400 infetados.

Ontem foi divulgado o primeiro caso nos Estados Unidos, para lá de terem sido confirmados casos entre viajantes chineses na Coreia do Sul, Japão, Tailândia e Taiwan, todos também oriundos de Wuhan.

O surto surge numa altura em que milhões de chineses viajam, por ocasião do Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, equivalente ao Natal nos países ocidentais. Segundo o Ministério dos Transportes chinês, o país deve registar um total de três mil milhões de viagens internas durante os próximos 40 dias.

Um especialista em doenças infecciosas do Hospital Universitário de North Shore, em Long Island, nos Estados Unidos, deu conta de que a primeira coisa que um paciente tem de fazer é não entrar em pânico. "A melhor coisa que as pessoas podem fazer para se proteger é lavarem as mãos frequentemente", explica David Hirschwerk ao New York Post, acrescentando ainda que se "devem afastar de pessoas com doenças respiratórias".

O médico aconselhou ainda: quem "está a viajar para ou para perto de Wuhan deve evitar [contacto com] todo o tipo de animais".

Há várias formas de Coronavírus, explica ainda: Pode causar uma constipação dita normal ou doenças mais graves como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS)  - que em 2003, matou mais de 800 pessoas quando se expandiu para fora da China, causando alarme na saúde internacional.

Esta nova versão denominada 2019-nCoV é também chamada 'Wuhan Coronavírus', por ter começado num mercado de venda de gado nessa cidade. O vírus terá passado de animal para animal e depois de animal para humano.

De momento não há tratamento conhecido para esta nova estirpe do coronavírus, nem tão pouco vacina preventiva. 

Recorde aqui também as recomendações dadas pela Direção-Geral de Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório