Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

EUA bloqueiam propriedade de 15 aviões da petrolífera venezuelana

Os Estados Unidos de América (EUA) anunciou hoje que bloqueou a propriedade de 15 aviões da empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA), alguns dos quais teriam sido usados para transportar altos funcionários do Governo de Nicolás Maduro.

EUA bloqueiam propriedade de 15 aviões da petrolífera venezuelana
Notícias ao Minuto

23:48 - 21/01/20 por Lusa

Mundo Venezuela

O anúncio foi feito pelo Departamento do Tesouro dos EUA, na sua página na internet, na qual se explica que o Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros daquele organismo "identificou 15 aeronaves como propriedade bloqueada" da estatal PDVSA.

Segundo o Departamento do Tesouro, "várias aeronaves da PDVSA foram usadas para transportar membros seniores do regime" de Nicolás Maduro", entre eles, o ministro venezuelano do Petróleo, Manuel Salvador Quevedo Fernández, que participou numa reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo nos Emirados Árabes Unidos.

Os EUA consideram que houve, da parte dos funcionários do Governo venezuelano, "uma contínua apropriação indevida dos ativos da PDVSA".

"Além disso, várias dessas aeronaves foram operadas de forma insegura e não profissional, nas proximidades de aeronaves militares dos EUA", explica.

No inverno de 2019, um avião da PDVSA "voou próximo a uma aeronave militar dos EUA sobre o mar das Caraíbas" e "na primavera de 2019, durante uma operação conjunta conduzida pela PDVSA e pelo Comando Aéreo Integrado da Venezuela", um avião da petrolífera venezuelana "tentou interferir com uma aeronave militar dos EUA no norte do Mar das Caraíbas", acrescenta.

A decisão impede as instituições financeiras e os cidadãos norte-americanos de realizarem transações com aeronaves da petrolífera venezuelana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório