Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Político iraniano oferece recompensa de três milhões "a quem matar Trump"

Ahmad Hamzeh defendeu ainda a produção de armas nucleares, como um "direito natural" do Irão.

Político iraniano oferece recompensa de três milhões "a quem matar Trump"
Notícias ao Minuto

13:18 - 21/01/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Donald Trump

Um político iraniano ofereceu três milhões de dólares (2,7 milhões de euros) de recompensa a quem matar o presidente norte-americano, Donald Trump, reporta o New York Times esta terça-feira, citando a agência ISNA.

Ahmad Hamzeh, um político da região de Kerman, disse perante os parlamentares: "Em nome do povo da província de Kerman, vamos pagar uma recompensa de três milhões de euros em dinheiro a quem matar Trump".

Não foi explicado se a ideia de uma recompensa tem ou não o apoio dos líderes religiosos do Irão.

"Se tivéssemos armas nucleares, estaríamos protegidos de ameaças... Deveríamos colocar na nossa agenda a produção de mísseis de longo alcance capazes de albergar ogivas. É o nosso direito natural", disse ainda, segundo a mesma agência.

Questionado sobre a recompensa em Genebra, o embaixador norte-americano na Conferência do Desarmamento Robert Wood classificou de "ridículas" as declarações do deputado iraniano. "É simplesmente ridículo. Mas dá uma ideia das raízes terroristas deste regime e este regime deve mudar o seu comportamento", disse.

Recorde-se que Kerman é a província de onde era natural Qassem Soleimani, o general iraniano que morreu num ataque de drone em Bagdad ordenado por Washington, no dia 3 de janeiro.

As tensões entre Washington e Teerão têm subido de tom desde que Trump anunciou a saída do acordo nuclear, em 2018, e voltou a impôr sanções norte-americanas. A morte do general acabou por espoletar ataques militares e culminou, no dia 8 de janeiro, no derrube de um avião que saía do país, causando a morte a 176 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório