A nota, sobre viagens a Cabo Verde, tem data de 17 de janeiro e foi publicada no portal consular daquele ministério, referindo que a embaixada do Brasil na Praia "tem registado recentemente casos de brasileiros retidos no serviço de imigração local".
"Até que esses processos migratórios sejam elucidados pelas autoridades cabo-verdianas, a Embaixada desaconselha, momentaneamente, a ida a Cabo Verde de viajantes em missão religiosa e de trabalhadores voluntários em ONG dessa natureza, até segundo aviso", lê-se na nota.
Numa outra perspetiva, os turistas brasileiros -- tal com os canadianos e norte-americanos - vão passar a estar isentos de vistos em passaporte para entrar em Cabo Verde a partir de fevereiro, medida com a qual o Governo cabo-verdiano pretende atrair um novo nicho turístico.
O objetivo consta de uma resolução de 08 de janeiro, do Conselho de Ministros, que entra em vigor dentro de um mês, alargando a lista de 36 países cujos cidadãos estão isentos de vistos, desde janeiro de 2019, para estadias de até 30 dias em Cabo Verde.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, elogiou em dezembro, numa visita oficial à cidade da Praia, as relações entre os dois países. Anunciou na mesma ocasião que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, visita Cabo Verde em 2020, no âmbito da nova visão do relacionamento do país da América do Sul com África.
O Presidente me disse que quer muito vir no ano que vem a Cabo Verde (...) Certamente seria um sinal muito claro dessa nossa prioridade, dessa nossa visão de aproximação", disse Ernesto Araújo.
O ministro Ernesto Araújo descreveu como "excelentes" as relações entre o Brasil e Cabo Verde.
"Cabo Verde é o país mais próximo do Brasil geograficamente e também, certamente, um dos mais próximos na nossa visão do mundo e nessa nova etapa da nossa política externa queremos um lugar muito especial para África", destacou o ministro brasileiro.
Acrescentou que nessa nova estratégia do Brasil para África, Cabo Verde "é um parceiro essencial".
Os dois países são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).