Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Catalunha: Sánchez reúne-se com Torra na primeira semana de fevereiro

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, e o presidente da região espanhola da Catalunha, o independentista Quim Torra, vão reunir-se durante a primeira semana de fevereiro, anunciou hoje o chefe do Governo em entrevista à televisão pública espanhola.

Catalunha: Sánchez reúne-se com Torra na primeira semana de fevereiro
Notícias ao Minuto

22:15 - 20/01/20 por Lusa

Mundo Catalunha

Em entrevista à RTVE, citada pela agência espanhola Efe, Sánchez garantiu que vai também reunir-se com os líderes de todas as regiões autónomas de Espanha, mas não adiantou o dia em concreto em que vão decorrer os encontros.

De acordo com o primeiro-ministro espanhol, todas as reuniões vão decorrer nas sedes de cada um dos governos autónomos, com a finalidade de abordar com maior proximidade "os problemas da cidadania".

Sánchez tinha referido, em 14 de janeiro, que esperava encontrar-se "o mais rapidamente possível" com o presidente da região espanhola da Catalunha para abrir um processo de diálogo territorial e devolver o conflito catalão à política.

O socialista Pedro Sánchez foi reconduzido em 07 de janeiro como primeiro-ministro pelo Congresso dos Deputados de Espanha (parlamento), preparando-se para liderar um Governo de coligação minoritário com o partido de extrema-esquerda Unidas Podemos, o primeiro de coligação desde o início desta época democrática iniciada com a Constituição de 1978.

O candidato do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) foi investido em segunda votação pela maioria simples dos deputados do parlamento espanhol (mais votos a favor do que contra): 167 deputados a favor, 165 contra e 18 abstenções.

A investidura de Sánchez põe fim a quase um ano de paralisia política em que liderou um executivo de gestão e a margem mínima de dois deputados que o elegeu leva a prever uma legislatura difícil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório