Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos visita RDCongo

A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, desloca-se na quinta-feira a Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), onde centenas de civis foram massacrados desde o final de 2017, anunciou hoje a ONU.

Alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos visita RDCongo
Notícias ao Minuto

14:27 - 20/01/20 por Lusa

Mundo ONU

Bachelet inicia nesse dia uma visita de quatro dias à RDCongo, deslocando-se a esta província, onde a violência poderá representar "crimes contra a humanidade" ou mesmo "genocídio", segundo um relatório das Nações Unidas publicado em 10 de janeiro.

A antiga Presidente chilena visitará um campo de deslocados, onde se encontrará com "vítimas de torturas e violências sexuais", de acordo com um comunicado da ONU.

"Pelo menos 701 pessoas morreram" em Ituri desde final de 2017, indicou o escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

O conflito opõe duas comunidades de Ituri, os lendu, na sua maioria agricultores, e os hema, criadores e comerciantes, nesta província fronteiriça com o Uganda, conhecida pelo seu ouro e petróleo.

"A grande maioria das vítimas parece ter sido visada devido à sua pertença à comunidade hema", com 402 mortos entre dezembro de 2017 e setembro de 2019, segundo o mesmo inquérito.

Bachelet vai reunir-se com representantes de ambas as comunidades, bem como com as autoridades locais.

A responsável da ONU irá deslocar-se também à capital, Kinshasa, onde terá um encontro com o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, no final da sua visita, no dia 27 de janeiro.

Entretanto, as forças armadas congolesas anunciaram hoje ter "neutralizado" nesta província 12 assaltantes de um grupo armado que ameaça civis.

Segundo o exército, este grupo - Cooperativa do Desenvolvimento Económico do Congo (Codeco) - atacou os militares no domingo e hoje.

No sábado, as forças armadas tinham anunciado a morte de quatro atacantes e dois militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório