Meteorologia

  • 18 FEVEREIRO 2020
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Edição

Mais de 160 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes no Líbano

Mais de 160 pessoas ficaram feridas hoje em confrontos entre manifestantes antigovernamentais e forças da ordem em Beirute, segundo um balanço da Cruz Vermelha libanesa.

Mais de 160 feridos em confrontos entre polícia e manifestantes no Líbano
Notícias ao Minuto

19:17 - 18/01/20 por Lusa

Mundo Líbano

"Mais de 65 pessoas foram transferidas para hospitais (...) enquanto mais de 100 receberam tratamento no local", indicou à Agência France-Presse um porta-voz da Cruz Vermelha, precisando que os feridos eram manifestantes e membros das forças de segurança.

Estes foram os confrontos mais violentos desde o início da contestação ao governo, em 17 de outubro de 2019, num país em plena crise política e económica.

Os confrontos ocorreram em frente a uma das principais entradas do Parlamento e os manifestantes, muitos de cara tapada, lançaram pedras, ramos de árvores e postes de sinalização na direção da polícia de choque.

A polícia dispersou os manifestantes com canhões de água e disparos de gás lacrimogéneo.

Inicialmente estava prevista uma manifestação perto do Parlamento e vários grupos deveriam convergir para o local provenientes de diferentes pontos da capital e arredores, mas a situação deteriorou-se antes da chegada dos grupos.

Num comunicado na rede social Twitter, as forças de segurança interna lamentaram os atos "violentos" e pediram aos manifestantes "pacíficos" para ficarem afastados do local "para sua própria segurança".

O movimento de contestação, que levou à demissão no final de outubro do primeiro-ministro, Rafic Hariri, opõe-se a uma classe política acusada de corrupção e incompetência e reclama um governo formado por tecnocratas e personalidades independentes.

Na terça e na quarta-feira, a capital libanesa já tinha sido cenário de violência, durante a noite, com atos de vandalismo contra vários bancos e confrontos entre a polícia e manifestantes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório