Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Violentos confrontos entre polícia e manifestantes no Líbano

Violentos confrontos entre manifestantes e forças da ordem eclodiram hoje em Beirute, no Líbano, onde um movimento de contestação popular inédito entrou no seu quarto mês.

Violentos confrontos entre polícia e manifestantes no Líbano
Notícias ao Minuto

17:38 - 18/01/20 por Lusa

Mundo Líbano

Estes foram os confrontos mais violentos desde o início da contestação, em 17 de outubro de 2019, num país em plena crise política e económica.

Os confrontos ocorreram em frente a uma das principais entradas do Parlamento e os manifestantes, muitos de cara tapada, lançaram pedras, ramos de árvores e postes de sinalização na direção da polícia de choque.

A polícia dispersou os manifestantes com canhões de água e disparos de gás lacrimogéneo.

Inicialmente estava prevista uma manifestação perto do Parlamento e vários grupos deveriam convergir para o local provenientes de diferentes pontos da capital e arredores, mas a situação deteriorou-se antes da chegada dos grupos.

Num comunicado na rede social Twitter, as forças de segurança interna lamentaram os atos "violentos" e pediram aos manifestantes "pacíficos" para ficarem afastados do local "para sua própria segurança".

O movimento de contestação, que levou à demissão no final de outubro do primeiro-ministro, Rafic Hariri, fustiga uma classe política acusada de corrupção e incompetência e reclama um governo formado por tecnocratas e personalidades independentes.

Na terça e na quarta-feira, a capital libanesa já tinha sido cenário de violência, durante a noite, com atos de vandalismo contra vários bancos e confrontos entre a polícia e manifestantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório