Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pentágono aumenta restrições a formandos estrangeiros depois de ataque

O Pentágono impôs novos controlos e novas restrições a todos os estudantes estrangeiros em bases militares dos EUA, incluindo limites à posse de armas de fogo, depois de um tiroteio protagonizado por um formando saudita.

Pentágono aumenta restrições a formandos estrangeiros depois de ataque
Notícias ao Minuto

23:25 - 17/01/20 por Lusa

Mundo EUA

Este incidente, que aconteceu em dezembro, resultou na morte de três elementos da Marinha, no estado da Florida.

O Departamento de Justiça classificou esta semana o ataque ocorrido na Estação Aeronaval da Marinha em Pensacola, em 06 de dezembro, como um ato de terrorismo, adiantando que 21 formandos sauditas tinham sido enviados para casa.

Estes 21 sauditas tinham expressado sentimentos pró-guerra santa ('jihad') ou anti-norte-americanos em páginas de redes sociais ou tido "contacto com pornografia infantil", incluindo em salas de conversa ('chats') na internet.

Nenhum foi acusado de ter tido conhecimento prévio do ataque ou ajudado o atacante a fazê-lo.

Depois deste episódio, o secretário da Defesa, Mark Esper, ordenou uma revisão da gestão dos formandos estrangeiros pelo Pentágono.

Os resultados, anunciados hoje, aumentam as restrições aos formandos estrangeiros, incluindo as saídas das bases em que estão colocados, o uso e porte de armas de fogo e o acesso a bases militares e outras infraestruturas dos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório