Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Presidenciais no Togo vão ser disputadas por sete candidatos

As eleições presidenciais no Togo, em 22 de fevereiro, vão ser disputadas por sete candidatos, incluindo o atual Presidente do país, Faure Gnassingbé, que se candidata à procura de um quarto mandato, anunciou hoje o Tribunal Constitucional (TC).

Presidenciais no Togo vão ser disputadas por sete candidatos
Notícias ao Minuto

21:12 - 17/01/20 por Lusa

Mundo Togo

De acordo com a informação divulgada hoje pelo TC do Togo, citada pela agência France-Presse, entre os candidatos estão também o líder histórico da oposição e presidente da Aliança Nacional para a Mudança, Jean-Pierre Fabre, e o ex-primeiro-ministro e líder do Movimento Patriótico pela Democracia e Desenvolvimento, Kodjo Agbéyomé.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente registou 10 candidaturas em 08 de janeiro.

O Tribunal Constitucional rejeitou, entretanto, duas delas devido ao "número insuficiente de assinaturas de eleitores" e um dos candidatos decidiu retirar a candidatura.

A campanha eleitoral para eleger o próximo chefe de Estado do Togo deverá começar em 06 de fevereiro e terminar dois dias antes das eleições.

Cerca de 10.000 elementos das autoridades togolesas vão estar destacados por todo o país para garantir que as eleições decorram cm normalidade.

O atual Presidente do Togo está no poder desde 2005, depois de ter sucedido ao pai, Gnassingbé Eyadéma, que governou o país durante 38 anos.

Faure Gnassingbé foi reeleito em 2010 e 2015 depois de umas eleições que foram contestadas.

A crise política no país acentuou-se em 2017 e 2018, resultando em manifestações gigantescas para exigir a limitação dos mandatos presidenciais e que foram fortemente reprimidas.

Os deputados votaram em 2019 uma revisão da Constituição do Togo que permite não só a reeleição de Gnassingbé em 2020, mas também o benefício de imunidade ao longo da vida "pelos atos cometidos durante os mandatos" que desempenhou enquanto chefe de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório