Presidenciais no Togo vão ser disputadas por sete candidatos

As eleições presidenciais no Togo, em 22 de fevereiro, vão ser disputadas por sete candidatos, incluindo o atual Presidente do país, Faure Gnassingbé, que se candidata à procura de um quarto mandato, anunciou hoje o Tribunal Constitucional (TC).

urnas, votos, eleições

© iStock

Lusa
17/01/2020 21:12 ‧ 17/01/2020 por Lusa

Mundo

Togo

 

De acordo com a informação divulgada hoje pelo TC do Togo, citada pela agência France-Presse, entre os candidatos estão também o líder histórico da oposição e presidente da Aliança Nacional para a Mudança, Jean-Pierre Fabre, e o ex-primeiro-ministro e líder do Movimento Patriótico pela Democracia e Desenvolvimento, Kodjo Agbéyomé.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente registou 10 candidaturas em 08 de janeiro.

O Tribunal Constitucional rejeitou, entretanto, duas delas devido ao "número insuficiente de assinaturas de eleitores" e um dos candidatos decidiu retirar a candidatura.

A campanha eleitoral para eleger o próximo chefe de Estado do Togo deverá começar em 06 de fevereiro e terminar dois dias antes das eleições.

Cerca de 10.000 elementos das autoridades togolesas vão estar destacados por todo o país para garantir que as eleições decorram cm normalidade.

O atual Presidente do Togo está no poder desde 2005, depois de ter sucedido ao pai, Gnassingbé Eyadéma, que governou o país durante 38 anos.

Faure Gnassingbé foi reeleito em 2010 e 2015 depois de umas eleições que foram contestadas.

A crise política no país acentuou-se em 2017 e 2018, resultando em manifestações gigantescas para exigir a limitação dos mandatos presidenciais e que foram fortemente reprimidas.

Os deputados votaram em 2019 uma revisão da Constituição do Togo que permite não só a reeleição de Gnassingbé em 2020, mas também o benefício de imunidade ao longo da vida "pelos atos cometidos durante os mandatos" que desempenhou enquanto chefe de Estado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas