Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

UE entrega 13 blindados a força militar 'antijihadista' no Mali

A União Europeia (UE) entregou hoje ao Mali 13 veículos blindados que integrarão a força militar conjunta 'antijihadista' dos países do grupo G5 Sahel.

UE entrega 13 blindados a força militar 'antijihadista' no Mali
Notícias ao Minuto

20:30 - 17/01/20 por Lusa

Mundo Mali

Os blindados foram entregues numa cerimónia no campo militar de Kati, nas imediações da capital, um dia depois de terem chegado a Bamako outros 130 veículos blindados, russos e financiados pelos Emirados Árabes Unidos.

A União Europeia já desbloqueou cerca de 155 milhões de euros para apoiar a força militar conjunta do G5 Sahel - que agrupa o Níger, Chade, Mauritânia, Burkina Faso e Mali - e anunciou um financiamento adicional de 138 milhões de euros.

O Mali e os países vizinhos estão numa situação de deterioração da segurança que assusta a comunidade internacional.

Segundo a Organização das Nações Unidas, mais de 4.000 pessoas morreram em ataques terroristas em 2019 no Burkina Faso, Mali e Níger. O número de pessoas deslocadas aumentou 10 vezes, aproximando-se de um milhão.

Os jihadistas têm aumentado os ataques mortais contra as forças armadas nos últimos meses. Isto está associado à violência intercomunitária e criminosa, alimentada pela proliferação do tráfico.

Por seu turno, o ministro português da Defesa, João Gomes Cravinho, anunciou hoje o reforço do contingente português na missão da ONU no Mali com mais cerca de 70 militares da Força Aérea e uma aeronave C-295, entre maio e outubro.

Portugal tem atualmente 19 militares no Mali, 17 dos quais na missão de treino da União Europeia e dois na missão integrada das Nações Unidas de estabilização do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório