Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Javalis andam à solta em Madrid e surpreendem habitantes da cidade

As autoridades de Madrid estão à espera que o governo regional lhes dê autorização para capturar os animais e transportá-los para um centro de vida selvagem.

Notícias ao Minuto

16:41 - 17/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

Vários javalis têm andado à solta pela capital espanhola, atravessando estradas e percorrendo as ruas dos bairros. Uma visão incomum para os residentes locais que têm registado os seus encontros com os javalis em vídeos, publicados posteriormente nas redes sociais.

Num dos vídeos que circula na internet pode-se ver uma malhada de javalis (assim se define um conjunto destes animais) a caminhar no bairro de Las Tablas, no norte de Madrid.

Noutro vídeo captado por um automobilista, um javali atravessa a estrada A-1 e salta o separador central para a outra via, como dá conta o El País.

O facto de se estarem a registar avistamentos de javalis a atravessarem estradas levou a Emergencias 112 da Comunidade de Madrid a publicar um vídeo no Twitter no qual recomenda aos condutores que optem por estradas secundárias durante a noite, a moderarem a velocidade e a ligarem as luzes de cruzamento, uma vez que os máximos espantam os animais que tendem a ficar imobilizados.

Face a esta invasão, a autarquia de Madrid está ainda em contacto com a Comunidade de Madrid “para ver de que forma” pode abordar esta situação. O pelouro do Ambiente de Madrid aguarda nesta altura que o governo regional lhe dê autorização para capturar os javalis e transportá-los para um centro de animais selvagens.

A Comunidade de Madrid estima que haja entre 26 mil a 39 mil javalis na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório