Meteorologia

  • 25 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

Resgatados 39 migrantes da costa da Líbia pelo navio Open Viking

O navio Ocean Viking, operado pelos Médicos Sem Fronteiras(MSF) e pela organização SOS Mediterrâneo, resgatou esta madrugada 39 pessoas que estavam a bordo de um barco de madeira a 55 quilómetros da costa da Líbia.

Resgatados 39 migrantes da costa da Líbia pelo navio Open Viking
Notícias ao Minuto

10:08 - 17/01/20 por Lusa

Mundo Open Viking

Segundo explicaram as organizações na rede social twitter, a operação de resgate decorreu no meio de fortes ondas e ventos.

O navio humanitário Ocean Viking regressou à zona de resgate do Mediterrâneo central após ter desembarcado, no passado dia 23 de dezembro, no porto de Taranto, na região italiana de Apúlia, 159 migrantes que tinha resgatado.

Esta semana chegaram também aos portos italianos 237 migrantes resgatados pela guarda marítima alemã e salvos pelo barco da organização espanhola Open Arms.

Após a marcha da Liga Executiva de extrema direita e com a formação do novo governo formado pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrata (PD) e outras formações progressivas, os navios humanitários não sofrem impedimentos para desembarcar nos portos italianos, graças ao mecanismo de redistribuição de migrantes nos países europeus que parece estar a funcionar.

Depois da saída do Executivo italiano da Liga (extrema direita), de Matteo Salvini, e com a formação do novo Governo, resultado de um acordo entre o Movimento 5 Estrelas (M5s), o Partido Democrata (PD) e outras formações progressistas, os navios humanitários não têm sofrido impedimentos para desembarcar nos portos italianos graças ao mecanismo de redistribuição dos migrantes pelos países europeus.

Os 237 migrantes salvos pelas organizações Open Arms e Sea Watch desembarcaram depois de a França, Alemanha, Portugal e a Irlanda terem acordado "receber os que pediam asilo".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório