Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Demolições por Israel de casas palestinianas em Jerusalém aumentaram

As autoridades israelitas em 2019 demoliram casas nas áreas palestinianas de Jerusalém Leste a um ritmo significativamente mais elevado em comparação com o ano anterior, indicou hoje um grupo de advocacia israelita.

Demolições por Israel de casas palestinianas em Jerusalém aumentaram
Notícias ao Minuto

19:01 - 16/01/20 por Lusa

Mundo Relatório

Num novo relatório, o Ir Amim indica que em 2019 foram demolidas 104 habitações, em comparação com as 72 destruídas em 2018. Este aumento de 44% também interrompeu um declínio nas demolições, que se verificou entre 2016 e 2018.

Aviv Tatars, investigador da Ir Amim e autor do relatório, disse que o grupo detetou que apenas 7% das casas aprovadas nos planos da cidade em 2019 estavam situadas nas zonas palestinianas. Os palestinianos ainda constituem cerca de um terço da população de Jerusalém.

"A situação em Jerusalém Leste foi muito má no ano passado", disse.

Israel referiu que as casas demolidas foram construídas ilegalmente, e argumenta que as demolições têm sido sancionadas pelos tribunais. Mas os palestinianos consideram enfrentar uma severa crise de habitação, fomentada pela relutância de Israel em fornecer autorizações de construção.

Numa declaração, a cidade de Jerusalém considerou que todas as suas "operações de execução" são efetuadas segundo a lei.

Israel ocupou Jerusalém Leste, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza na sequência da Guerra dos Seis Dias em 1967, territórios que os palestinianos reclamam para o seu futuro Estado. Israel anexou Jerusalém Leste nesse ano, numa decisão não reconhecida internacionalmente, e considera sua capital toda a área da cidade.

Pouco após a ocupação de Jerusalém Leste, Israel expandiu as fronteiras municipais para se apoderar de vastas áreas de terras palestinianas, onde de seguida construiu colonatos judaicos que considera estarem integrados nos subúrbios da sua capital. Em simultâneo, limitou drasticamente a expansão das zonas palestinianas, forçando muitos dos habitantes em áreas superpovoadas a construir de forma ilegal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório