Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Talibãs propõem cessar-fogo temporário com EUA e com Afeganistão

Os talibãs afegãos enviaram aos EUA uma proposta de cessar-fogo temporário, após duas décadas de conflito, anunciou hoje o Governo paquistanês.

Talibãs propõem cessar-fogo temporário com EUA e com Afeganistão
Notícias ao Minuto

14:18 - 16/01/20 por Lusa

Mundo Paquistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Mahmood Qureshi, que tem mediado o conflito, disse hoje que os talibãs afegãos se dispuseram a reduzir os níveis de violência e a encetar um cessar-fogo temporário.

"Os talibãs estão prontos para um cessar-fogo temporário, de sete a 10 dias. Será um cessar-fogo com os EUA e com o Governo afegão", explicou Qureshi, num vídeo hoje divulgado pelo seu Ministério.

Os talibãs estão em conflito com os Estados Unidos e com o Governo afegão há duas décadas, após os norte-americanos terem invadido aquele país do Médio Oriente e derrubado os fundamentalistas islâmicos do poder.

Após vários anos de negociações, o Presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou as negociações, em setembro, quando o anúncio de paz parecia iminente, depois de um soldado norte-americano ter sido morto em Cabul.

As conversações foram retomadas em dezembro, no Qatar, mas sem a participação do Governo afegão, que Washington decidiu excluir do processo de paz, esperando obter um acordo diretamente com os rebeldes talibãs.

Hoje, o Governo paquistanês, que se tem envolvido nas negociações, em nome do Governo afegão, reconheceu existir um progresso da parte dos insurgentes.

"Houve progresso. Os talibãs exprimiram a vontade de reduzir a violência. É um passo em direção a um acordo de paz", disse o chefe da diplomacia paquistanesa, que está de visita aos EUA.

"O Paquistão assumiu responsabilidades nesse sentido e está quase terminado", acrescentou Qureshi, referindo-se a um acordo de paz que considerou "muito positivo" para toda a região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório