Meteorologia

  • 20 JANEIRO 2020
Tempo
MIN 5º MÁX 11º

Edição

Encontrada na Indonésia a maior flor do mundo

Com 111 centímetros de diâmetro, é a maior flor alguma vez registada a nível mundial. O cheiro, porém, não é nada agradável.

A ilha de Sumatra, na Indonésia, bateu o seu próprio recorde no que a flores diz respeito. Esta semana foi noticiada a descoberta da maior flor de que há registo no mundo, a 'Rafflesia tuan-mudae', com 111 centímetros de diâmetro, conforme pode ver na primeira imagem da galeria acima.

Nas restantes imagens, pode ver a antiga detentora do recorde, 'Rafflesia arnoldii', também original de Sumatra, que tinha 107 centímetros.

A planta 'Rafflesia', sublinhe-se, não tem folhas, caule ou sequer raízes normais, de acordo com o Guardian. Não faz, por isso, fotossíntese, alimentando-se através dos filamentos de uma videira, que se assemelham a células fúngicas.

Depois de alguns anos com este tipo de alimentação, o botão de flor nasce e incha durante vários meses antes de desabrochar na forma que se vê acima.

O cheiro, dizem, é repugnante, descrito como sendo semelhante ao cheiro de carne putrefacta. Este odor, acompanhado do tamanho da flor, serve para atrair insectos que façam a polinização.

A flor está, porém, ameaçada, por causa do desaparecimento das florestas e porque continua impossível de cultivar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório