Presidente angolano inicia visita ao Gabão esta quinta-feira

O Presidente angolano, João Lourenço, inicia na quinta-feira uma visita ao Gabão, onde será recebido pelo seu homólogo gabonês, Ali Bongo, que lidera uma operação anticorrupção que deteve cerca de 30 altos funcionários, incluindo ministros.

João Lourenço conduz campanha eleitoral do MPLA às eleições gerais angolanas

© Lusa

Lusa
15/01/2020 18:39 ‧ 15/01/2020 por Lusa

Mundo

Gabão

A informação é noticiada pela imprensa angolana e gabonesa, sendo que a visita de João Lourenço ao Gabão acontece depois de o Presidente de Angola se ter deslocado a Moçambique, onde assistiu hoje à cerimónia de investidura de Filipe Nuysi.

Agora, Lourenço viajará até Libreville, capital do Gabão, onde se irá encontrar com o homólogo do país, Ali Bongo Ondimba.

O portal Gabonactu.com não especifica a duração da estadia do chefe de Estado angolano em Libreville.

Esta é a primeira visita de João Lourenço ao Gabão desde que assumiu a liderança do país, em 2017.

O executivo de Ali Bongo tem conduzido uma operação anticorrupção, apelidada 'Scorpion' (Escorpião), que levou já à detenção de 30 altos funcionários públicos, implicando ainda antigos ministros.

No final de novembro, o procurador de Libreville anunciou que oito pessoas foram detidas por desvio de fundos públicos e branqueamento de capitais.

Desde o início da operação foram também detidos Renaud Allogho Akoue, ex-diretor geral do Fundo Nacional de Saúde, e o diretor de comunicação presidencial, Ike Ngouoni.

O chefe de Estado gabonês preside a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), que tem a sua sede em Libreville.

Angola é um dos onze países membros desta organização de integração regional, constituída também por Burundi, República Centro-Africana, Congo, Camarões, Chade, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Gabão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas