Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Migrações: Governo grego recupera Ministério da Política Migratória

O governo grego restaurou hoje o Ministério de Política Migratória e Asilo seis meses depois de ter transferido a gestão da crise dos refugiados para a pasta da Proteção Cidadã, anunciou o porta-voz do executivo.

Migrações: Governo grego recupera Ministério da Política Migratória
Notícias ao Minuto

13:06 - 15/01/20 por Lusa

Mundo Migrações

Notis Mitarakis, até ao momento vice-ministro do Trabalho e da Segurança Social, vai tomar hoje posse como responsável pelo ministério que tinha sido dissolvido no ano passado.

Para vice-ministro da Migração foi apontado Yorgos Kumutsakos que tinha sido o responsável pela política migratória durante os primeiros seis meses do executivo do partido conservador Nova Democracia.

Na altura em que o ministério foi desmantelado a oposição e organizações não-governamentais criticaram a decisão por não tratar da situação dos refugiados da Grécia como "uma questão humanitária".

A escolha de Mitarakis para ministro da política Migratória pode ser uma mensagem dirigida às autoridades das ilhas do Egeu Oriental que recusam repetidamente o plano do governo que pretende encerrar os atuais campos de refugiados para os substituir por Centros de Internamento de Estrangeiros.

Na segunda-feira Mitarakis foi vaiado durante uma manifestação junto ao edifício da autarquia da ilha de Quios onde se encontram seis mil pessoas requerentes de asilo.

O município rejeitou a construção dos Centros de Internamento para Estrangeiros que o governo quer edificar num terreno municipal a 15 quilómetros da cidade de Quios.

Para Mitarakis, os centros são a solução viável para cerca de cinco mil pessoas, mas a Câmara Municipal não quer que as instalações venham a ter uma ocupação superior a 500 pessoas.

No ano passado chegaram, de forma irregular, 59.450 pessoas às ilhas do Egeu Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório