Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sul-coreanos poderão viajar de forma individual para a Coreia do Norte

O governo de Seul está a analisar a hipótese de eliminar os entraves às viagens dos seus cidadãos para os vizinhos do norte.

Sul-coreanos poderão viajar de forma individual para a Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

12:13 - 15/01/20 por Fábio Nunes

Mundo Coreia do Norte

Os cidadãos sul-coreanos poderão viajar em breve para a Coreia do Norte de forma individual e sem os entraves que se verificam atualmente. Segundo a CNN, o governo de Seul está a analisar essa hipótese, como referiu o Ministério da Unificação, que supervisiona a política relativamente ao regime de Pyongyang.

Um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano frisou esta quarta-feira que o turismo individual não foi objeto de sanções e que “o governo está ativamente a rever a possibilidade de permitir aos sul-coreanos visitarem individualmente a Coreia do Norte, desde que a segurança dos nossos cidadãos seja garantida”.

Por agora, só há duas opções para os sul-coreanos que queiram visitar a Coreia do Norte. Uma dessas hipóteses é durante uma visita turística através da zona desmilitarizada ou numa reunião de famílias separadas no monte Kumgang, um resort perto da fronteira das duas Coreias. Para isso, os sul-coreanos precisam de ter uma carta oficial de Pyongyang e da aprovação de Seul para realizar esta viagem.

A segunda opção passa por viajar para a Coreia do Norte via um terceiro país, que habitualmente é a China. Neste caso, os cidadãos sul-coreanos precisam de um visto, além da carta da Coreia do Norte e da aprovação do governo sul-coreano.

Um dos motivos que está a levar Seul a considerar facilitar viagens dos seus cidadãos para a Coreia do Norte é o tempo. “Percebemos a urgência entre as famílias separadas que estão a envelhecer a cada dia que passa, e estamos a analisar várias formas de ajudá-las”, salientou o Ministério da Unificação sul-coreano.

Recorde-se que as duas Coreias foram divididas ao longo do paralelo 38 após a Segunda Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório