Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

CEDEAO associa-se ao luto pela morte de 89 soldados em atentado

A Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (CEDEAO) associou-se ao luto nacional de três dias decretado pelo Governo nigerino pelas 89 vítimas mortais no ataque terrorista perpetrado no passado dia 9 em Chinégodar, no Níger.

CEDEAO associa-se ao luto pela morte de 89 soldados em atentado
Notícias ao Minuto

14:51 - 14/01/20 por Lusa

Mundo Níger

"Ao associar-se ao luto nacional de 72 horas decretado pelo Governo nigerino, a comissão da CEDEAO condena com o mais forte vigor este ato cobarde e criminoso sem qualquer justificação", indicou a organização através de um comunicado divulgado hoje.

A CEDEAO manifestou ainda "o apoio incondicional" aos esforços do Governo nigerino para encontrar "os autores e eventuais mandantes do atentado", reafirmando a sua "determinação no combate a todas as formas de terrorismo", e assumindo o compromisso de "procurar uma solução durável" para travar o "recrudescimento dos atos terroristas" na região do Níger e da África Ocidental.

Também o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou "firmemente" o ataque, o pior da história do Níger, que vitimou 89 militares e fez um número de feridos não revelado na passada quinta-feira em Chinégodar (oeste do país, na fronteira com o Mali).

A CEDEAO integra os lusófonos Cabo Verde e Guiné-Bissau, além do Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório