Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Mortos em protestos contra reeleição de presidente Condé sobem para dois

Duas pessoas morreram segunda-feira em mais uma jornada de protestos contra um terceiro mandato do Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, convocada para várias zonas do país pela Frente Nacional de Defesa da Constituição (FNDC), segundo informou o Ministério de Segurança guineense.

Mortos em protestos contra reeleição de presidente Condé sobem para dois
Notícias ao Minuto

13:25 - 14/01/20 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

Em comunicado, o ministério indicou que um corpo foi deixado pela Cruz Vermelha na morgue do hospital Ignace Deen, em Conacri, e precisou que estão a ser investigadas a causa da sua morte.

O FNDC, uma plataforma que reagrupa a sociedade civil, sindicatos e partidos da oposição, considera que se trata de um dos seus manifestantes e que foi abatido pelas balas da polícia na comuna da Ratoma, na capital guineense.

A segunda morte ocorreu, segundo informou o Governo num outro comunicado divulgado segunda-feira, na cidade de Labé, no norte do país.

Apesar de o ministério não especificar as circunstâncias da morte ou a identidade da vítima, ressalvou que as informações que alegam que esta morte foi causada por um tiro de um polícia são "totalmente infundadas".

A FNDC convocou segunda-feira, pela oitava vez, uma manifestação "de forma indefinida" contra as intenções do atual Presidente de concorrer a um terceiro mandato, alterando a Constituição que limita as reeleições a apenas uma.

A jornada viveu momentos de tensão e choques entre manifestantes e as forças da ordem, que usaram material anti-distúrbios e balas para dispersar os manifestantes em várias partes do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório