Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

África do Sul: Retirado asilo a refugiados com atividade política

A África do Sul aprovou a retirada do estatuto de asilo aos refugiados que se envolvam em atividades políticas relacionadas com os países de origem, medida considerada ilegal e que deverá ser contestada em tribunal pelos visados.

África do Sul: Retirado asilo a refugiados com atividade política
Notícias ao Minuto

14:18 - 14/01/20 por Lusa

Mundo África do Sul

A nova legislação, que entrou em vigor a 01 de janeiro, veio gerar grandes receios entre a comunidade de refugiados de todo o continente, habituada a ter na África do Sul um refúgio de liberdade de manifestação contra governos repressivos de países como o Ruanda, Zimbabué, Burundi e Congo.

Os críticos da nova legislação apontam ilegalidades e a "profunda ironia" de a nova legislação ser aprovada pelo Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no poder, que durante anos lutou contra o regime segregacionista do 'apartheid' a partir do exílio.

Representantes de refugiados e requerentes de asilo asseguraram já que pretendem contestar a nova lei em tribunal, considerando que limita as liberdades de expressão e manifestação asseguradas pela Constituição da África do Sul.

Em entrevista à agência Associated Press, um ativista e refugiado ruandês, Gabriel Hertis, considerou que a nova lei vai contra as garantias de igualdade, dignidade, liberdade de associação e manifestação asseguradas pela Constituição.

"Esta é uma tentativa de mudar a Constituição através de canais de retaguarda. Durante anos, alguns governos africanos queixaram-se à África do Sul sobre as atividades das pessoas que fugiram para cá e encontraram um lugar relativamente seguro para se manifestarem, e até agora a África do Sul tinha resistido à pressão", afirmou Hertis.

Para Hertis, a África do Sul 'está agora a convidar à interferência destes governos' no país.

Para o porta-voz do Fórum da Diáspora Africana, Amir Sheikh, a nova lei terá "um efeito dramático" tanto sobre os refugiados recém-chegados como sobre os que já estão na África do Sul.

"Poderemos ter extradições", disse Amir Sheikh, citado pela AP, e comparando a legislação às ordens executivas restritivas do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação aos refugiados.

Adiantou que o fórum esteve reunido há escassas semanas com o ministro do Interior da África do Sul, Aaron Motsoaledi, e que esta questão nunca foi levantada.

Sharon Ekambaram, da Lawyers for Human Rights, considerou, por seu lado, que a nova lei é o exemplo mais recente das dificuldades que os requerentes de asilo enfrentam na África do Sul, onde existem cerca de 90 mil pessoas reconhecidas como refugiados e 180 mil aguardam uma decisão sobre os seus pedidos.

Muitos destes participaram em protestos durante o ano passado junto dos escritórios da agência de refugiados das Nações Unidas na capital, Pretória, e na Cidade do Cabo, reclamando melhor proteção após o último surto de violência xenófoba contra estrangeiros na África do Sul.

Ekambaram adiantou que seu grupo jurídico conseguiu reunir-se com o ministro do Interior no ano passado ao final de seis anos de pedidos de audiência.

Questionado sobre se a aprovação da legislação que proíbe qualquer atividade política aos refugiados, incluindo votar, não contradiz a história de exílio do ANC, o ministro do Interior considerou, em declarações ao News24, que as circunstâncias não são exatamente as mesmas.

"As pessoas do ANC que viviam nesses países não foram como refugiados a pedir proteção, foram assumindo-se como combatentes da liberdade", disse Motsoaledi.

O ministro descreveu ainda os líderes de alguns países africanos de origem dos refugiados como tendo sido "democraticamente eleitos".

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, ganhou as últimas eleições com quase 100% dos votos, o exército do Zimbabué abriu fogo sobre as pessoas que protestavam após as eleições mais recentes e o escritório de direitos humanos da ONU chamou ao Burundi "um dos mais prolíficos matadouros de humanos nos últimos tempos" por causa da violência eleitoral.

Numa outra entrevista, e com a polémica em torno da legislação a crescer, o ministro admitiu hoje à South African Broadcasting Corporation que a "formulação usada na lei possa ser errada", manifestando disponibilidade para fazer as correções necessárias.

No entanto, Motsoaledi defendeu a nova exigência de que qualquer atividade política dos refugiados obtenha primeiro autorização, comparando-a à obtenção da permissão das autoridades para um protesto público.

"Precisamos saber se está errado e se vai causar guerra com o país [de origem]", disse, acrescentando: "Precisamos avisá-los e dizer, 'Não, não, não, isto vai causar guerra com os nossos vizinhos, não é bom para nós'".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório