Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Jovem chinesa demasiado pobre para se alimentar morreu

A morte de Wu Huayan gerou uma onda de indignação nas redes sociais na China e cresceu a preocupação face ao nível de pobreza na segunda economia mais poderosa do mundo.

Jovem chinesa demasiado pobre para se alimentar morreu
Notícias ao Minuto

12:58 - 14/01/20 por Fábio Nunes

Mundo China

Uma estudante universitária chinesa de 24 anos que sofria de subnutrição porque era demasiado pobre para se alimentar de forma adequada morreu esta segunda-feira, refere a CNN. Wu Huayan estava internada no hospital universitário de Guizhou, em Tongren, desde outubro.

Nessa altura, um médico informou que uma válvula cardíaca da jovem apresentava graves danos e que seria necessária uma cirurgia para corrigir este problema. A operação teria um custo de 200 mil yuans (cerca de 26 mil euros).

A história de Huayan, que media 1,35 metros e pesava apenas 21,6 quilos, tornou-se então viral. Os pais da estudante já tinham morrido e ela vivia com o irmão mais novo, de quem cuidava, e que sofre de uma doença mental. Sobrevivendo com um apoio da segurança social de 300 yuans (39 euros) por mês, a jovem adotou um estilo de vida muito frugal de forma a poupar dinheiro para cuidar do irmão.

O Beijing Youth Daily revela que Huayan não comia com muita frequência o pequeno-almoço e alimentava-se apenas arroz com chili nas outras refeições, algo que acontecia desde os tempos da escola secundária.

Uma organização de solidariedade conseguiu angariar o dinheiro necessário para a cirurgia cardíaca de Huayan, mas o seu estado de saúde deteriorou-se desde o início do ano e a jovem acabou por morrer.

Nas redes sociais, a notícia da morte da estudante foi recebida com revolta, com muitas pessoas a mostrarem-se preocupadas com o nível de pobreza na segunda maior economia mundial. “É difícil imaginar que algumas pessoas ainda não têm acesso a uma alimentação adequada apesar de já estarmos em 2020”, escreveu um utilizador da rede social Weibo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório