Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Erdogan ameaça dar lição a Haftar caso as suas tropas ataquem Governo

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou hoje "infligir uma lição" ao marechal Khalifa Haftar, que controla o leste da Líbia, se este retomar os ataques contra o Governo de Trípoli.

Erdogan ameaça dar lição a Haftar caso as suas tropas ataquem Governo
Notícias ao Minuto

10:59 - 14/01/20 por Lusa

Mundo Líbia

"Não hesitaremos em impor a Haftar a lição que ele merece se continuar a atacar o Governo legítimo e os nossos irmãos da Líbia", assegurou Erdogan, num discurso feito hoje.

Apesar de ter aceitado, no sábado, um cessar-fogo na Líbia, proposto pela Turquia (defensora do Governo de Acordo Nacional) e pela Rússia, que apoia o Exército Nacional Líbio de Haftar, o marechal abandonou as negociações, em Moscovo, sem assinar um acordo com Fayez al-Sarraj, líder do Governo de Acordo Nacional, reconhecido pela ONU.

"Ao não assinar o acordo de cessar-fogo, Hafter mostra quem quer guerra e quem quer paz", reagiu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, em declarações à televisão CNNtürk.

A Turquia acredita que a posição de Haftar afetará negativamente a conferência patrocinada pela ONU, programada para 19 de janeiro, em Berlim, com o objetivo de procurar uma solução política para a guerra civil na Líbia.

Apesar da situação, Erdogan disse que continua a querer participar na conferência de paz, que decorrerá com a participação da Turquia, Alemanha, França, Reino Unido, Rússia, Itália, Egito, Argélia e Emirados Árabes Unidos.

Erdogan lembrou ainda que Haftar teria assumido o controlo de todo o território líbio se a Turquia não tivesse intervindo e enviado tropas para apoiar o Governo de Acordo Nacional.

"Para falar claramente, se a Turquia não tivesse intervindo, o golpista Haftar teria dominado o país inteiro e todo o povo líbio teria sido vítima da sua perseguição", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório