Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Irão garante que vai "punir" responsáveis pelo derrube do avião ucraniano

O presidente do Irão, Hassan Rohani, disse hoje que o país vai "punir" todos os responsáveis pela queda do avião civil ucraniano atingido por um míssil nos arredores de Teerão no dia 08 de janeiro.

Irão garante que vai "punir" responsáveis pelo derrube do avião ucraniano
Notícias ao Minuto

08:33 - 14/01/20 por Lusa

Mundo Irão

"Para o nosso povo é muito importante que quem quer se seja responsável por um ato de negligência seja levado perante a justiça", disse Rohani num discurso televisivo transmitido hoje de manhã em Teerão.

"Todos aqueles que têm de ser punidos vão ser castigados", acrescentou o presidente do Irão.

De acordo com a Associated Press, as autoridades iranianas efetuaram detenções alegadamente relacionadas com o derrube do aparelho.

O governo da República islâmica acabou por reconhecer que o avião das linhas aéreas da Ucrânia, com 176 pessoas a bordo, foi abatido "por erro" por um míssil balístico iraniano, na passada quarta-feira.

O anúncio da responsabilidade das forças armadas do Irão suscitou choque e uma vaga de indignação na capital do Irão.

No sábado à noite, uma cerimónia de homenagem às vítimas transformou-se numa manifestação contra as autoridades, com gritos de "morte aos mentirosos", antes de ser dispersa pela polícia.

No domingo à noite houve outras manifestações de raiva, de uma amplitude difícil de avaliar.

Segundo a agência Associated Press, as forças de segurança iranianas dispararam balas reais e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes e organizações não-governamentais de defesa de direitos humanos já pediram ao Irão que permita que as pessoas protestem pacificamente, conforme prevê a Constituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório