Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cinco candidatos apurados na 1ª. fase para liderar do Partido Trabalhista

Cinco candidatos apuraram-se hoje para continuar na corrida para suceder a Jeremy Corbyn na liderança do partido Trabalhista, cujo vencedor só será conhecido a 4 de abril.

Cinco candidatos apurados na 1ª. fase para liderar do Partido Trabalhista
Notícias ao Minuto

15:34 - 13/01/20 por Lusa

Mundo Reino Unido

Emily Thornberry alcançou nas últimas horas o limiar de apoio de 22 deputados e eurodeputados, pouco antes do prazo das 14h30 horas (mesma hora em Lisboa), juntando-se a Jess Philips (23), Lisa Nandy (31), Rebecca Long-Bailey (33) e Keir Starmer (89).

Pelo caminho ficou Clive Lewis, que desistiu durante a manhã de hoje por falta de apoios suficientes.

Os candidatos têm agora até 14 de fevereiro para angariar o apoio de concelhias ou movimentos associados ao partido, nomeadamente sindicatos, para conseguir passar à fase final das eleições e ter o nome nos boletins a enviar aos militantes a partir de 21 de fevereiro.

As eleições vão também eleger um "número dois", cargo vago desde a demissão de Tom Watson, ao qual são candidatos Angela Rayner, Ian Murray, Dawn Butler, Rosena Allin-Khan e Richard Burgon.

Os votos serão abertos a militantes e apoiantes que se inscrevam e paguem uma taxa até 20 de janeiro.

O líder cessante, o veterano Jeremy Corbyn, anunciou a renúncia na noite das eleições legislativas de 12 de dezembro, nas quais o Partido Conservador de Boris Johnson triunfou com uma maioria absoluta, mas mantém-se em funções até à conclusão do processo.

Até agora confirmaram publicamente serem candidatos à liderança os deputados Keir Stamer, antigo procurador geral e ministro sombra para as questões relacionadas com o 'Brexit', Jess Philips, Lisa Nandy, Clive Lewis e Emily Thornberry.

O partido Trabalhista elegeu apenas 203 deputados nas eleições legislativas antecipadas, o pior resultado desde 1935 e mais grave do que aquela registada por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório