Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dois independentistas fugidos à justiça estreiam-se como eurodeputados

Os independentistas catalães fugidos à justiça espanhola Carles Puigdemont e Toni Comín ocupam hoje em Estrasburgo, pela primeira vez, os seus lugares de eurodeputados na primeira sessão plenária do ano do Parlamento Europeu.

Dois independentistas fugidos à justiça estreiam-se como eurodeputados
Notícias ao Minuto

13:33 - 13/01/20 por Lusa

Mundo Catalunha

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, vai anunciar ao plenário, por volta das 17h00 (16h00 de Lisboa) que a instituição os reconheceu como eurodeputados desde 2 de julho, dia em que o Parlamento Europeu foi formado na sequência das eleições de maio de 2019.

O reconhecimento do ex-presidente da região espanhola da Catalunha e do seu ex-conselheiro da Saúde como deputados europeus foi aprovado depois de o Tribunal Europeu de Justiça ter decidido em Dezembro que os dois gozavam de imunidade parlamentar desde o anúncio dos resultados das eleições.

Entretanto, na sexta-feira passada, o Tribunal Supremo espanhol pediu ao Parlamento Europeu o levantamento da imunidade parlamentar de Puigdemont e de Comín, alegando que os feitos de que são acusados pela Justiça espanhola são "muito anteriores à sua eleição [europeias] e não têm relação com a sua atividade na euro-câmara".

Na mesma decisão tomada em dezembro, o Tribunal Europeu de Justiça tinha decidido que um outro independentista preso em Espanha, Oriol Junqueras, ex-vice-presidente do governo regional catalão dirigido por Carles Puigdemont, também tinha direito à imunidade parlamentar, numa altura em que estava a ser julgado.

Mas neste caso, Tribunal Supremo espanhol decidiu, também na semana passada, manter na prisão Junqueras, que agora está a cumprir uma pena de 13 anos pelo seu envolvimento na tentativa de independência da Catalunha em 2017.

Ao contrário dos dois fugitivos, o Parlamento Europeu deixou de reconhecer Oriol Junqueras como eurodeputado, depois da decisão do Supremo Tribunal espanhol de retirada da imunidade parlamentar.

Carles Puigdemont e Toni Comín vivem na Bélgica desde 2017, quando fugiram de um mandado de captura das autoridades espanholas, que também os queria julgar pelo seu envolvimento na tentativa separatista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório