Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Londres convoca embaixador iraniano após incidente com diplomata

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico convocou hoje o embaixador iraniano para expressar "fortes objeções" à breve prisão do embaixador britânico em Teerão, disse o porta-voz oficial do primeiro-ministro.

Londres convoca embaixador iraniano após incidente com diplomata
Notícias ao Minuto

12:56 - 13/01/20 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Esta é uma violação inaceitável da Convenção de Viena", afirmou o porta-voz, acrescentando que o Reino Unido pedirá ao embaixador Hamid Baeidinejad garantias de que isso não acontecerá novamente.

O Irão censurou o embaixador Rob Macaire por participar numa "manifestação ilegal" no país, o que seria uma violação das convenções diplomáticas.

No domingo, manifestantes queimaram uma bandeira britânica e outra israelita do lado de fora da embaixada britânica em Teerão, gritando "Morte à Grã-Bretanha".

Macaire, que foi preso brevemente no sábado, argumentou que esteve presente no evento, anunciado como uma vigília em memória das vítimas do acidente do avião civil ucraniano abatido "por engano" pelas forças armadas iranianas, mas saiu quando os manifestantes começaram a gritar palavras de ordem.

Apesar de inicialmente negar, o Irão admitiu no sábado que as suas forças armadas derrubaram o avião da Ukraine International Airlines a 8 de janeiro com um míssil, matando 176 pessoas, a maioria iranianas e canadianas.

O Irão enfatizou que, no momento do ataque, a sua defesa estava alerta para um possível "conflito total" com os Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório