Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Embaixador britânico detido em protestos por causa do abate de avião

O embaixador britânico no Irão foi detido hoje, em Teerão, nos protestos suscitados pelo abate, por erro, de um avião civil ucraniano por um míssil iraniano, indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab.

Embaixador britânico detido em protestos por causa do abate de avião
Notícias ao Minuto

22:38 - 11/01/20 por Lusa

Mundo EUA/Irão

"A detenção do nosso embaixador em Teerão sem fundamento ou explicação é uma flagrante violação das leis internacionais", a declarou Dominic Raab.

O embaixador Rob Macaire, segundo os media iranianos, foi detido durante mais de uma hora.

Centenas de iranianos manifestaram-se hoje em Teerão, gritando frases de ordem contra o sistema da República Islâmica e a Guarda Revolucionária do Irão por causa do abate do avião civil ucraniano, que provocou a morte dos 176 ocupantes.

Os manifestantes concentraram-se inicialmente junto à porta da Universidade de Tecnologia Amir Kabir, na capital iraniana, para acender velas em homenagem às vítimas.

A vigília degenerou depois num protesto contra as autoridades iranianas.

"A demissão (dos responsáveis) não é suficiente, é necessário um julgamento" ou "morram, morram por essa vergonha", eram algumas das frases entoadas pelos manifestantes, segundo confirmaram testemunhas locais à agência espanhola EFE.

As palavras aumentaram de tom e as pessoas começaram a gritar "Morte ao ditador", numa referência ao líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, e a exigir a realização de um referendo no país.

O presidente do Irão, Hassan Rohani, prometeu "levar à justiça" os responsáveis pelo abate, de forma inadvertida, do avião civil ucraniano com um míssil iraniano, uma promessa foi feita durante uma conversa telefónica com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy.

O Irão admitiu hoje responsabilidades no derrube do aparelho da companhia Ukraine International Airlines (UIA) na quarta-feira passada, tendo informado que o avião civil ucraniano tinha sido abatido inadvertidamente por militares iranianos que o confundiram com um míssil de cruzeiro devido ao estado de alerta decretado por causa da recente escalada de tensão entre Washington e Teerão.

A declaração de Teerão surge depois de informações avançadas por alguns países, nomeadamente os Estados Unidos e o Canadá, indicando que o aparelho poderia ter sido abatido, inadvertidamente, pelo sistema de defesa antiaéreo iraniano.

Em reação ao reconhecimento iraniano, o Presidente da Ucrânia exigiu hoje de manhã a punição dos responsáveis pelo abate e o pagamento de indemnizações por parte do Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório