Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Explosão em mesquita do Paquistão mata pelo menos 10 e fere 16 pessoas

Pelo menos 10 pessoas morreram hoje e 16 ficaram feridas na sequência de um atentado numa mesquita do Paquistão, durante as orações da noite (menos cinco horas do que em Lisboa), disseram autoridades policiais e médicas.

Explosão em mesquita do Paquistão mata pelo menos 10 e fere 16 pessoas
Notícias ao Minuto

15:47 - 10/01/20 por Lusa

Mundo Paquistão

O chefe de polícia do Baluchistão, Mohsin Hassan, adiantou à agência de notícias francesa AFP que o ataque ocorreu numa cidade perto de Quetta, capital da província, provocando a morte de pelo menos 10 pessoas, uma das quais é um polícia.

De acordo com o médico Mohammad Waseem, 10 cadáveres e 16 feridos foram levados para o hospital Sandeman, em Quetta, depois de uma explosão muito forte.

Tanto a polícia como as autoridades hospitalares acreditam que o número de mortos poderá aumentar, já que alguns dos feridos estão em estado crítico.

A responsabilidade do atentado não foi ainda reivindicada, mas o ataque ocorreu poucos dias depois de ter sido colocada uma bomba numa estrada de Quetta que atingiu, na terça-feira, um veículo das forças paramilitares e matou dois militares.

O ramo paquistanês dos talibãs, o Hizbul Ahrar, assumiu a responsabilidade por esse ataque.

Em maio passado, uma bomba colocada numa mesquita em Quetta matou duas pessoas, incluindo o sacerdote, e feriu 28 fiéis. Em agosto, uma outra bomba explodiu dentro de uma mesquita durante as orações de sexta-feira nos arredores de Quena.

Embora o Paquistão seja frequentemente alvo deste tipo de ataques, a província do Baluchistão é habitualmente poupada, já que se trata de uma zona com baixos níveis de separatistas defensores de autonomia e maior participação nos recursos naturais da região, nomeadamente no gás e no petróleo.

A província compartilha uma longa fronteira com o Afeganistão e o Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório