Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

PM sudanês viaja até ao sul do país para diálogo com rebeldes

O primeiro-ministro do Sudão, Abdalla Hamdok, iniciou hoje uma missão de paz rumo num bastião rebelde no sul do país, marcando um novo esforço do executivo de transição em aliviar os conflitos no país.

PM sudanês viaja até ao sul do país para diálogo com rebeldes
Notícias ao Minuto

22:01 - 09/01/20 por Lusa

Mundo Sudão

Uma multidão de milhares de pessoas, incluindo rebeldes, acolheu Abdalla Hamdok - acompanhado por representantes das Nações Unidas - na cidade de Kauda, no sul do país, onde irá reunir-se com o líder de um dos principais grupos rebeldes no Sudão.

Hamdok deverá encontrar-se com Abdel-Aziz al-Hilu, do Movimento de Libertação do Sudão, que atua principalmente nas províncias do Nilo Azul e de Cordofão do Sul, onde controla largas extensões territoriais.

O primeiro-ministro sudanês chegou a Kauda acompanhado de cinco ministros, do líder da agência das Nações Unidas Programa Alimentar Mundial, e com diplomatas norte-americanos, britânicos e noruegueses - que compõem a 'troika'.

O Governo de transição do Sudão tem tentado entrar em negociações com grupos rebeldes no país desde outubro, numa tentativa de alcançar a estabilização do país e promover o caminho para uma democracia.

Abdel-Aziz al-Hilu pretende um "Estado secular", sem interferência da religião na componente judicial, e pede o desmantelamento das milícias patrocinadas pelo ex-Presidente do Sudão Omar al-Bashir.

O líder rebelde refere que se as exigências não forem cumpridas irá pedir autodeterminação para as áreas que controla.

A visita de Hamdok marca a primeira de altos responsáveis políticos do Sudão àquela região em mais de nove anos.

O Governo de transição do Sudão tem um prazo de seis meses para alcançar a paz com os grupos rebeldes no país.

Em setembro, o Governo e a maioria dos rebeldes alcançaram um acordo, a Declaração de Princípios, no qual detalharam um percurso para as negociações de paz e uma extensão do período de cessar-fogo.

O Governo de transição do Sudão, composto por civis e militares, foi criado após a destituição de al-Bashir, em abril do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório