Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Novo caso de Ébola confirmado na RDCongo

Um novo caso confirmado de infeção pelo vírus Ébola foi registado na terça-feira, em Beni, República Democrática do Congo (RDCongo), após 29 dias sem registos, fazendo temer pelo ressurgimento da epidemia que já provocou 2.235 mortos.

Novo caso de Ébola confirmado na RDCongo
Notícias ao Minuto

15:16 - 09/01/20 por Lusa

Mundo Ébola

De acordo com o mais recente boletim informativo do Comité de Resposta ao Ébola, o doente, um homem de 40 anos, esteve em contacto com uma pessoa infetada e que morreu em dezembro.

Segundo as autoridades de saúde, "foram identificados pelo menos 108 contactos relacionados com este caso, incluindo de 14 membros da mesma família".

A região de saúde de Beni está "reinfetada novamente a partir da zona de saúde Bundji, onde estão os doentes deslocados e à espera da vacina contra o Ébola", acrescentaram as autoridades.

Para Bibiche Matadi, da equipa de controlo do Ébola em Beni, esta situação teve origem na emissão de alertas tardios e na desinformação entre a população.

A RDCongo enfrenta uma epidemia de Ébola que foi declarada em agosto de 2018 e está atualmente a afetar as províncias do Kivu Norte e Ituri.

As atividades de resposta à doença são regularmente interrompidas devido à insegurança causada pela violência nestas áreas onde operam grupos armados.

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras, por exemplo, anunciou no início de dezembro a retirada das suas equipas da região das minas de Biakato, onde três funcionários foram mortos num ataque armado no final de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório