Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Migração irregular para a UE recua para valor mais baixo desde 2013

O número de casos de migrantes que tentaram entrar irregularmente no espaço europeu no ano passado atingiu o valor mais baixo desde 2013 e 92% abaixo do recorde registado em 2015, revelam dados provisórios hoje divulgados pela Frontex.

Migração irregular para a UE recua para valor mais baixo desde 2013
Notícias ao Minuto

17:18 - 08/01/20 por Lusa

Mundo Frontex

Segundo os dados da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira, em 2019 foram registadas cerca de 139 mil tentativas de passagem irregular nas fronteiras externas da União Europeia.

A maior parte dessas tentativas (82 mil) ocorreu através do Mediterrâneo oriental, uma rota que, de resto, contrariou a tendência geral, dado ter-se observado um aumento de 46% da pressão migratória no ano passado face a 2018, sobretudo por parte de nacionais do Afeganistão e da Síria.

Contudo, no Mediterrâneo ocidental assistiu-se a uma queda de 58% dos casos de tentativas irregulares de entradas na Europa, para os 24 mil (sobretudo de marroquinos e argelinos), e no Mediterrâneo Central registou-se um recuo de 41% face a 2018, com o número de deteções a cair para os 14 mil (na maioria nacionais da Tunísia e Sudão).

A Frontex salienta que os seus dados referem-se a deteções de travessias ilegais nas fronteiras externas da UE, sendo que uma mesma pessoa pode tentar entrar em território europeu diversas vezes e em diferentes locais, o que significa que mais do que provavelmente o número de deteções é superior ao número de migrantes individuais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório