Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ayatollah Khamenei diz que ataques foram "bofetada na cara" dos EUA

Mais de uma dezena de mísseis iranianos foram disparados contra duas bases em Ain Assad e Arbil, no Iraque, utilizadas pelo exército norte-americano.

Ayatollah Khamenei diz que ataques foram "bofetada na cara" dos EUA
Notícias ao Minuto

08:48 - 08/01/20 por Sara Gouveia

Mundo EUA/Irão

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei fez um discurso esta quarta-feira após o Irão ter lançado mais de uma dezena de mísseis contra duas bases em Ain Assad e Arbil, no Iraque, utilizadas pelo exército norte-americano, como forma de retaliação  na sequência do ataque de que resultou a morte do general iraniano Qassem Soleimani.

Khamenei refere, citado pelo Guardian, que os ataques foram "uma bofetada na cara" dos Estados Unidos, mas que "não é equivalente ao que eles fizeram". "A retaliação, estas ações militares não compensam. O que é importante é terminar a presença norte-americana", acrescentou.

Ainda no discurso, o ayatollah, rodeado por nticos da multidão de "morte à América", disse que o martírio de Qassem Soleimani "mostra que a nossa revolução está viva".

A televisão estatal iraniana referiu que esta operação militar foi designada 'Mártir Soleimani' e indicou ainda que a divisão aeroespacial dos Guardas da Revolução, que controla o programa de mísseis iranianos, desencadeou o ataque. O Pentágono já confirmou os ataques e Donald Trump garantiu no Twitter que "está tudo bem", prometendo uma reação oficial para esta quarta-feira.

"Está tudo bem! Mísseis lançados do Irão para duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos materiais está em curso. Até agora, está tudo bem", escreveu o Presidente dos Estados Unidos às 21h45 locais (02h45 de hoje em Lisboa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório