Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido: Novo líder do Partido Trabalhista anunciado a 4 de abril

O Partido Trabalhista, o principal partido da oposição no Reino Unido, vai anunciar o seu novo líder e sucessor de Jeremy Corbyn dentro de três meses, a 4 de abril, anunciou hoje um porta-voz.

Reino Unido: Novo líder do Partido Trabalhista anunciado a 4 de abril
Notícias ao Minuto

16:57 - 06/01/20 por Lusa

Mundo Reino Unido

O processo decorre de 21 de fevereiro a 2 de abril e vai escolher também o próximo "número dois" do 'Labour', vago desde a demissão de Tom Watson, culminando com o anúncio dos resultados num congresso especial a 4 de abril.

Os candidatos poderão apresentar oficialmente a sua candidatura a partir de terça-feira e até dia 13 de janeiro, para a qual precisam do apoio de 22 deputados ou eurodeputados do Partido Trabalhista.

Os votos serão abertos a militantes e apoiantes que se inscrevam e paguem uma taxa até 20 de janeiro.

"Somos, de longe, o maior partido político do Reino Unido, com mais de meio milhão de membros", disse hoje um porta-voz do partido, que pediu a participação do maior número possível de membros e apoiantes possível para tornar as eleições "justas e democráticas".

O líder cessante, o veterano Jeremy Corbyn, anunciou a renúncia na noite das eleições legislativas de 12 de dezembro, nas quais o Partido Conservador de Boris Johnson triunfou com uma maioria absoluta, mas mantém-se em funções até à conclusão do processo.

Até agora confirmaram publicamente serem candidatos à liderança os deputados Keir Stamer, antigo procurador geral e ministro sombra para as questões relacionadas com o Brexit, Jess Philips, Lisa Nandy, Clive Lewis e Emily Thornberry.

O partido Trabalhista elegeu apenas 203 deputados nas eleições legislativas antecipadas, o pior resultado desde 1935 e mais grave do que o registado por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório