Mara, uma elefante fêmea africana com cerca de 50 anos que vive há vários anos no Ecoparque Buenos Aires, na Argentina, vai ser transferida nos próximos dias para o Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães.
De acordo com o santuário brasileiro, o antigo Jardim Zoológico de Buenos Aires está a reformular todo o seu modelo de funcionamento e vai, por isso, transferir vários animais para santuários espalhados pelo mundo.
Mara é um dos animais contemplados por essa possibilidade e já é aguardada com ansiedade pelo santuário brasileiro.
“Os rumores são verdadeiros, há outro elefante a chegar ao Santuário de Elefantes Brasil. Gostaríamos de vos apresentar a Mara. É uma pequena elefanta gorducha que nós absolutamente adoramos”, lê-se na publicação partilhada no Facebook pela organização sem fins lucrativos.
Ainda segundo a mesma publicação, a caixa de transporte de Mara já chegou ao Ecoparque e as licenças para o transporte também já estão assinadas. Agora é só esperar que os dias de quarentena passem para “vovozinha” Mara possa viajar até ao Brasil.
Na Argentina, Mara tem divido o habitat com outras duas fêmeas da mesma espécie. No entanto, elas não partilham o mesmo espaço ao mesmo tempo, visto que, antes de ser transportada para o Ecoparque, Mara era um elefante de circo e apresenta um histórico de agressividade.
Nos últimos dias, uma equipa especializada em comportamento tem trabalho com Mara para que esta fique pronta e se sinta “cuidada e amada”, para que possa conviver com as “meninas” elefante que já vivem no santuário brasileiro - Maia, Rana e Lady.