Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Luo Huining nomeado diretor do gabinete que representa Pequim

A China anunciou hoje a nomeação de Luo Huining, antigo secretário do Partido Comunistas da China (PCC), como responsável do gabinete que representa Pequim em Hong Kong.

Luo Huining nomeado diretor do gabinete que representa Pequim
Notícias ao Minuto

12:00 - 04/01/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

Huining vai assim substituir Wang Zhimin, que ocupava o cargo desde 2017, conforme avançou, em comunicado, a agência Xinhua.

Por sua vez, a Rádio e Televisão Pública de Hong Kong explicou que Zhimin foi destituído por "julgar erroneamente a situação de Hong Kong".

O novo diretor, que ocupava há uma semana o cargo de subdiretor do Comité dos Assuntos Financeiros e Económicos da Assembleia Popular Nacional, fica agora responsável por implementar uma nova estratégia para lidar com os protestos que sucedem há cerca de sete meses na antiga colónia britânica.

As manifestações em Hong Kong tiveram início em 09 de junho, na sequência de um projeto de lei de extradição apresentado pelo Governo, que, entretanto, já foi retirado.

Porém, os protestos continuaram, convertendo-se num movimento que tem por objetivo melhorar os mecanismos democráticos em Hong Kong.

Alguns manifestantes têm optado por táticas mais radicais, verificando-se, com frequência, confrontos com a polícia.

Os meses de protesto colocaram a economia de Hong Kong em recessão pela primeira vez nos últimos dez anos, após uma queda de 2,9% no terceiro trimestre de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório