Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

"O Irão nunca ganhou uma guerra", lembra Trump num tweet de provocação

Donald Trump comentou pela primeira vez o ataque aéreo desta sexta-feira, que resultou na morte do general iraniano Qasem Soleimani.

"O Irão nunca ganhou uma guerra", lembra Trump num tweet de provocação
Notícias ao Minuto

13:03 - 03/01/20 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Donald Trump

Donald Trump reagiu ao ataque aéreo das forças norte-americanas que provocou a morte ao general iraniano Qasem Soleimani e que escalou as já tensas relações entre Washington e Teerão. "O Irão nunca ganhou uma guerra, mas nunca perdeu uma negociação!", salientou Donald Trump num tweet com tom provocatório. 

A mensagem evoca a possibilidade de um potencial conflito entre os Estados Unidos e o Irão, e com um só tweet Trump lança farpas a Teerão mas também ao seu antecessor, Barack Obama

A referência ao facto do Irão nunca ter "perdido uma negociação" parece relembrar o acordo nuclear estabelecido durante a presidência de Obama. Um acordo que Trump critica sistematicamente, afirmando com frequência que os Estados Unidos ficaram a perder. 

"O general Qasem Soleimani matou ou feriu gravemente milhares de americanos durante um longo período de tempo e planeava matar muitos mais... mas foi apanhado! Ele foi direta e indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas", escreveu ainda Trump na sua conta de Twitter.

"Embora o Irão nunca seja capaz de o admitir adequadamente, Soleimani era odiado e temido no país", acrescentou o presidente norte-americano, dizendo duvidar de que o povo iraniano esteja tão triste com a morte do general como os líderes gostariam de fazer crer.

"Ele já deveria ter sido abatido há muitos anos!", concluiu Trump.

Antes deste tweet, a única reação do presidente norte-americano tinha sido um tweet depois do ataque com a imagem da bandeira dos Estados Unidos. 

O ataque aéreo desta sexta-feira matou pelo menos oito pessoas, entre as quais o general Qasem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds. O Irão já prometeu retaliar. 

[Notícia atualizada às 14h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório