Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bélgica suspende entrega de independentistas por terem imunidade

A justiça belga decidiu suspender o processo de entrega a Espanha dos antigos dirigentes e defensores da independência da Catalunha Carles Puigdemont e Toni Comín depois de confirmar que o Tribunal Europeu de Justiça lhes concede imunidade enquanto eurodeputados.

Bélgica suspende entrega de independentistas por terem imunidade
Notícias ao Minuto

13:35 - 02/01/20 por Lusa

Mundo Catalunha

A justiça belga não vai continuar o procedimento até que o recurso interposto no Supremo Tribunal espanhol transite para o Parlamento Europeu e este órgão decida retirar-lhes a imunidade, disseram fontes da defesa de Puigdemont à agência espanhola Efe e ao jornal diário.es.

No início desta semana, o Ministério Público espanhol pediu ao Supremo Tribunal do país que autorizasse o independentista catalão Oriol Junqueras, condenado a 13 anos de prisão por sedição, a ser libertado temporariamente para assumir funções de eurodeputado.

O Ministério Público pedia, no entanto, ao mais alto órgão judicial de Espanha que solicitasse "o mais rapidamente possível" ao Parlamento Europeu a suspensão da imunidade de Junqueras.

O Tribunal Europeu de Justiça da União Europeia decidiu, em dezembro, que Oriol Junqueras, que foi vice-presidente do Governo regional da Catalunha até 2017, passou a ter direito a imunidade parlamentar quando foi eleito para o Parlamento Europeu, embora estivesse a ser julgado.

O acórdão preliminar do Tribunal de Justiça da UE surgiu na sequência de um recurso interposto pelo político eleito nas eleições europeias de 26 de maio passado, que viu a Justiça espanhola negar-lhe, em junho, permissão para deixar o estabelecimento prisional a fim de jurar a Constituição espanhola e ocupar o seu assento no Parlamento Europeu.

Segundo o Tribunal, se a Justiça espanhola -- no caso, o Supremo Tribunal - considerava necessário manter Junqueras em prisão preventiva, deveria ter solicitado o levantamento da sua imunidade parlamentar.

O Supremo Tribunal de Espanha deverá tomar uma decisão nos próximos dias.

Apesar de ter sido eleito em maio como eurodeputado, o Supremo Tribunal espanhol não o autorizou a deixar a prisão para que assumisse funções no Parlamento Europeu.

Os independentistas catalães Carles Puigdemont e Toni Comin receberam, há 10 dias, uma acreditação provisória para o Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório