Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Colesterol aumenta risco de contrair cancro da mama

Um estudo levado a cabo nos Estados Unidos mostra que, tal como a obesidade, também o colesterol pode aumentar o risco de contrair cancro da mama, conta a BBC. Está, agora, em discussão a possibilidade de administrar estatinas para o controlo da doença.

Colesterol aumenta risco de contrair cancro da mama
Notícias ao Minuto

16:18 - 29/11/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um grupo de investigadores da Universidade Duke Medical Center, nos EUA, descobriu que elevados níveis de colesterol podem alimentar o crescimento e propagação do cancro da mama.

O mesmo acontece em relação à obesidade, que tem sido também associada ao cancro no intestino e no útero, doenças que podem ser mortais.

“Vários estudos têm comprovado a ligação entre a obesidade e o cancro da mama, e especificamente o colesterol elevado está associado ao risco de contracção deste tipo de cancro, mas os mecanismos ainda não estão identificados”, explicou à BBC o investigador Donald McDonnel.

A conclusão põe em cima da mesa a possibilidade de vir a administrar-se medicamentos contra o colesterol (estatinas) para combater o cancro, tal como já acontece nos tratamentos para problemas cardíacos.

"Este estudo é intrigante, pois mostra pela primeira vez uma ligação directa entre o colesterol e cancro de mama em ratos. Mas é demasiado cedo para compreender como é que este conhecimento pode ajudar a combater o cancro de mama no futuro”, concluiu a médica do Instituto de Pesquisa sobre o Cancro, Emma Smith.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório