Meteorologia

  • 29 MARçO 2020
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 19º

Edição

Bebé com danos cerebrais terá sido sacudido de forma violenta pelos pais

O caso aconteceu em Espanha.

Bebé com danos cerebrais terá sido sacudido de forma violenta pelos pais

Um bebé, de género e idade não divulgados, está internado num hospital em Barcelona em estado considerado muito grave. A criança terá sido maltratada pelos pais.

No dia 19 de dezembro, o bebé foi admitido no Hospital Sant Joan de Déu com convulsões. Os Mossos d'Esquadra acabariam por ser chamados ao local por se suspeitar de maus-tratos por parte dos progenitores.

Como escreve o La Vanguardia, o menino ficou com lesões cerebrais irreversíveis que terão sido motivadas pelo facto de ter sido sacudido com violência. A situação é descrita como Síndrome do Bebé Sacudido.

De acordo com um estudo levado a cabo por Reena Isaac e Carole Jenny, do Hasbro Children’s Hospital e da Brown Medical School, dos EUA, este tipo de trauma cerebral é uma das principais causas de morte e de incapacitação na infância. No início da década de 70, os especialistas introduziram o conceito de que "a manipulação vigorosa pelo cuidador poderia provocar danos cerebrais significativos".

No dia seguinte à admissão do bebé, os autoridades detiveram o casal. A mãe é de nacionalidade espanhola e o pai é originário da República Dominicana, confirmou o meio de comunicação espanhol.

Na segunda-feira, os suspeitos foram presentes a tribunal e o juiz determinou que vão poder aguardar julgamento em liberdade.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório