Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Diretor de zoo australiano levou animais para casa para os salvar do fogo

Todos os 200 animais do Jardim Zoológico de Mogo foram salvos, com a ajuda dos funcionários.

O diretor do Jardim Zoológico de Mogo, na Nova Gales do Sul, levou alguns macacos pequenos e pandas-vermelhos para a sua própria casa, num esforço para os abrigar do calor e dos fumos intensos causados pelos incêndios.

Chad Staples indicou à imprensa australiana que as condições vividas no local eram "apocalípticas" mas que ele e os seus funcionários conseguiram evitar o pior, ativando um plano de defesa contra o fogo.

"Ainda há alguns focos de incêndio. Mas há algumas horas parecia o Armagedão", afirmou.

O australiano disse que levou para casa vários animais mais pequenos, como pandas-vermelhos e pequenos macacos. "Neste momento, há em minha casa vários tipos de animais em várias divisões, mas estão seguros e protegidos. Não perdemos um único animal", garantiu, sendo que Mogo tem 200 animais.

No caso dos animais mais perigosos, como os leões, os tigres ou os orangotangos, o responsável explicou que optaram por encorajá-los a entrar nas cabanas, mantendo-os calmos, "como se não houvesse alarme". "Os únicos animais onde vimos sinais de stress foi nas girafas e nas zebras, mas teve mais a ver com a atividade dos funcionários, que estavam sem mãos a medir".

A comunidade de Mogo foi bastante afetada pelos fogos descontrolados, com algumas casas ardidas. 

As autoridades australianas confirmam que o número de mortos nas últimas 24 horas em consequência dos incêndios florestais são três: duas pessoas na cidade de Cobargo, um homem de 62 anos e o seu filho de 29, e uma em Belowra, elevando para 12 o total de vítimas mortais decorrentes das chamas que devoram o território. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório