Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Moscovo considera "inaceitáveis" ataques mortais no Iraque

A Rússia considerou hoje "inaceitável" o bombardeamento contra uma base militar no Iraque, seguido de ataques de retaliação dos Estados Unidos contra uma fação pró-iraniana na fronteira entre o Iraque e a Síria.

Moscovo considera "inaceitáveis" ataques mortais no Iraque
Notícias ao Minuto

19:04 - 30/12/19 por Lusa

Mundo Rússia

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia considerou os ataques entre (as brigadas) o Hezbollah e os EUA no Iraque e na Síria como inaceitáveis e contraproducentes", indicou o Ministério em comunicado.

Moscovo também pediu que "todas as partes se abstenham de tomar outras medidas que possam desestabilizar subitamente a situação militar e política no Iraque, na Síria e nos países vizinhos".

Estas declarações ocorreram enquanto o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, recebeu hoje em Moscovo, o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif.

Os Estados Unidos atacaram no domingo à noite as bases das brigadas do Hezbollah, uma fação pró-iraniana da Hachd al-Chaabi, organização de milícias paramilitares formada para combater o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

As brigadas, também conhecidas como Kataeb Hezbollah, são uma força independente do grupo libanês com o mesmo nome e operam através de um conjunto de milícias, muitas apoiadas pelo Irão, conhecidas coletivamente como Forças Populares de Mobilização.

As retaliações, que mataram pelo menos 25 pessoas e provocaram indignação no Iraque, ocorreram dois dias após o bombardeamento de uma base no centro do país, que resultou na morte de um empreiteiro norte-americano e feriu soldados americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório