Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

ONU congratula-se com assinatura de acordo no processo de paz do Darfur

As Nações Unidas congratularam-se hoje com o acordo-quadro assinado entre o Governo de transição do Sudão e os movimentos armados de Darfur, no sábado, considerando-o demonstrativo do "avanço do processo de paz" no país.

ONU congratula-se com assinatura de acordo no processo de paz do Darfur
Notícias ao Minuto

19:55 - 30/12/19 por Lusa

Mundo Sudão

"A Unamid [Missão das Nações Unidas e da União Africana em Darfur] congratula-se com o acordo-quadro assinado entre o Governo de transição do Sudão e os movimentos armados de Darfur durante as conversações de paz em Juba, Sul do Sudão, em 28 de dezembro de 2019", avançou hoje aquela força de paz, inicialmente constituída pela União Africana e que, posteriormente, recebeu a integração das forças de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

A nota da Unamid acrescenta que "o acordo demonstra o progresso no avanço do processo de paz, ao mesmo tempo que esboça questões e princípios-chave que orientam as negociações em curso e serve como uma base para um acordo de paz justo e compreensivo".

O representante especial e mediador-chefe conjunto da Unamid, Jeremiah Mamabolo, elogiou pessoalmente a assinatura do acordo-quadro, considerando-a "um desenvolvimento muito positivo, que confirma a vontade política e a disponibilidade das partes para alcançarem um acordo de paz abrangente".

"Felicitamos o Governo de transição do Sudão e os partidos do Darfur por este passo e encorajamo-los a prosseguirem neste caminho", acrescentou o responsável, citado no mesmo comunicado.

A Unamid compromete-se a "continuar a apoiar as conversações de paz em Juba", em conformidade com a resolução 2495/2019 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tendo como "objetivo final" alcançar "uma paz duradoura e um futuro próspero para todo o povo sudanês", acrescentou Mamabolo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório